Com certeza você já viu grandes empreendedores falando sobre Design Thinking e como a técnica pode ser revolucionária nos processos e resultados, mas se você não faz ideia do que significa o termo e como aplicá-lo na sua empresa, então esse texto é para você. Vamos te explicar o que é Design Thinking e como ele vai te ajudar.
Vamos começar pelo básico e entender logo o significado do termo?
O que é Design Thinking?
Podemos definir como um processo de pensamento com foco criativo e crítico. Além disso, a técnica, como o nome sugere, se inspira na forma de criação de Designers.
O objetivo é promover fluxos criativos capazes de interligar diversas ideias e pontos de vista, ou seja, é ideal sempre realizar o processo com diversos colaboradores de diferentes áreas da sua empresa.
LEIA TAMBÉM: Qual a importância da organização nos negócios?
A técnica é um grande diferencial para sua empresa alcançar melhores resultados, pois é propícia para a inovação e revisão de processos. Além disso, por necessitar de uma execução mista, é uma excelente forma de integrar e fazer sua equipe se sentir ainda mais valorizada.
Como implemantar o Design Thinking?
Existem diversas formas de implantar o método, mas para te ajudar, separamos três passos para você colocar o Design Thinking em prática na sua empresa.
Primeiramente, comece identificando os problemas e desafios antes de focar na solução. Isso parece óbvio, mas seguir esse processo é fundamental para criar soluções criativas e funcionais para as necessidades reais da sua empresa.
Lembre-se de incluir pessoas de diferentes áreas e, além disso, vale pedir feedbacks de clientes ou fornecedores.
VEJA MAIS: 4 dicas para você ter mais foco e ser mais produtivo
Após identificar o problema é a hora de buscar a solução. É importante você ter em mente que nessa hora o importante é o resultado e não tanto o processo, por isso, vale recorrer para o brainstorming, ideias em dupla, criação de mapas mentais ou qualquer outra técnica que sua equipe se sinta à vontade e produtiva.
O importante nessa etapa é não inibir a criatividade e criar um ambiente seguro e inspirador para que todos participem de forma colaborativa.
Problema identificado, ideias na mesa e agora vamos para o desenvolvimento. Chegou a hora de alinhar as ideias e viabilizar formas de executá-las.
Coloque em prática o que foi planejado e fique sempre de olho em possíveis melhorias nos processos da sua empresa.
Curtiu as dicas e quer saber mais? Clique aqui e converse com a nossa equipe especializada em negócios digitais. Além disso, nos siga também no Instagram e confira as dicas que postamos lá. Tenho certeza que vão te ajudar a crescer com sua empresa e aumentar as suas vendas! 😃