Se sua empresa ainda não usa o funil de vendas, está aí uma ótima oportunidade para começar. Acompanhe este artigo para saber sobre as vantagens de adotar o funil de vendas.
O que é o Funil de Vendas?
O funil de vendas nada mais é do que uma representação da jornada do cliente. Até que a venda seja efetivada, o cliente passa por algumas etapas. Acompanhar cada etapa é útil, porque ajuda a identificar pontos de melhoria no processo de venda.
Etapas do Funil
Basicamente, podemos dividir o funil de vendas em três etapas principais: o topo de funil, meio de funil e fundo do funil. Chamamos de funil, porque a ideia é essa. O topo é mais largo e vai afunilando até o fundo, que está mais perto da venda.
Primeiramente, as pessoas que estão no topo do funil ainda estão descobrindo que têm uma necessidade. É o primeiro contato com a empresa e cabe ao vendedor transformar essa pessoa em lead após fornecer informação sobre seu produto. Convertida em lead, a pessoa avança no funil.
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A seguir, no meio do funil, o lead será apresentado a soluções para seu problema. É nesse momento que o vendedor precisa qualificar o lead, para que ele perceba que a solução de sua necessidade está no seu produto. Um lead com informações precisas sobre seu produto estará mais apto a tomar uma decisão de compra caso ela lhe atenda.
No fundo do funil os leads já estão próximos ao fechamento da venda. Nessa etapa, eles já tiveram acesso à informações sobre o produto e buscam soluções para suas demandas. Quando fecham a venda, o funil encerra e o lead vira um cliente.
Por que adotar o Funil é uma boa estratégia?
Sem dúvida, aliar o time de marketing com o de vendas vai promover análises mais profundas de seus resultados. O funil pode ajudar a identificar gargalos na sua operação e, assim, promover melhorias mais direcionadas.
Pronto para adotar essa estratégia na sua empresa? Conta para a gente o que achou dessa dica.
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