Se você trabalha com Comunicação ou conhece alguém da área, com certeza, já ouviu muitos jargões americanizados. Benchmarkinh, brainstorming, briefing. Além disso, as siglas: CPC, CPI, ROI, CTA. Algumas expressões são em Português e facilitam a compreensão, mas mesmo assim podem gerar dúvidas. Hoje vamos falar sobre uma delas: Identidade Visual.

DESCUBRA: Como criar conteúdo relevante para o seu público?

O termo parece autoexplicativo, mas sua abrangência e impacto, principalmente para o branding (mais um jargão americanizado aí), são mais profundos do que se pensa.

Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que apresentam ao público sua marca. Ou seja, expressa a ideia central do seu negócio, o objetivo, os valores e, até mesmo coisas mais objetivas.

Alguns elementos fazem parte da Identidade Visual, mas pouca gente sabe. Entre eles, logo, cores, tipografia, material de divulgação, até mesmo uma embalagem e material de papelaria.

Vamos fazer uma analogia para entender melhor. Você tem suas características, seu nome, sua personalidade e sua aparência: cabelo, rosto, tipo físico e roupas que usa.

Facilmente podemos falar que essa é a sua identidade. Você é reconhecido e descrito por outras pessoas pelo seu conjunto de características. Com uma identidade bem definida, com elementos marcantes e agradáveis, é fácil te conhecer/descrever e gostar de você.

Reconhecer identidades é fundamental para interações sociais e também para criar e expandir empreendimentos. Afinal, sem sua imagem, você seria facilmente reconhecido?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL?

Vamos começar pelo cenário ruim: se a identidade for ruim ou mal feita, ninguém dará credibilidade ou confiará na sua marca. É o mesmo que você usar uma roupa esportiva para uma entrevista de emprego estritamente formal. Mesmo com um currículo impecável e um bom desempenho, você é inadequado para a vaga.

É exatamente isso que pode acontecer com a sua empresa. Em resumo, você destaca sua marca, seja reconhecido e aprovado pelo seu nicho ou se apague entre os concorrentes. Isso tudo através da sua Identidade Visual.

Ou seja, se a sua identidade for bem feita e alinhada com todas as estratégias de Comunicação e Marketing, com certeza, sua marca vai ganhar espaço e, consequentemente, clientes.

Lembre-se de como muitas marcas são lembradas apenas pelas suas cores, iniciais, ou formas. Esse trabalho demanda muito tempo e investimento, mas uma estratégia bem executada de fortalecimento da marca com uma Identidade Visual compatível ao público, com certeza, traz o efeito desejado.

Em resumo, a Identidade Visual é capaz de criar, fortalecer e amplificar sua percepção no mercado, estreitar laços de relacionamento com clientes e, junto com estratégias alinhadas, te alçar como autoridade e referência no seu segmento mercadológico.

Agora você já conhece a importância da Identidade Visual e como ela contempla elementos fundamentais da marca, como: logo, paleta de cores e tipografia, até os elementos mais corriqueiros, como, flyers, um avatar de redes sociais e muito mais.

Acesse nosso Instagram e confira um pouco de alguns jobs de que criamos.

Fique de olho no nosso LinkdIn e veja também as dicas diárias sobre Marketing que postamos por lá!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Experts em colocar o seu projeto para voar!

Fale com a Tucano

Nos acompanhe:

Create your account