Na semana retrasada fizemos uma análise da “rixa” entre Instagram e TikTok lá no nosso perfil, já conferiu? Para corroborar com o que falamos, ontem, dia 24 de Junho, o Instagram anunciou uma nova funcionalidade: Reels, sua nova aposta para bater de frente com o TikTok. A atualização já está disponível para iOS e Android.

Entretanto, aos olhos mais atentos a novidade não pareça tão nova, pois a ferramenta, nitidamente é fruto de um processo de “inspiração” do TikTok.

Como funciona?

Usando o Reels você consegue criar, editar, adicionar filtros, efeitos e titles em vídeos de até 15 segundos. Além disso, você consegue incluir músicas ou áudios nas suas criações.

As semelhanças com o TikTok não param por aí: quando você publica um vídeo do Reels com áudio original em uma conta pública, qualquer pessoa no Instagram pode usar seu áudio e criar outro vídeo. Ou seja, surge mais uma possibilidade para fazer as famosas “dublagens” que estão invadindo os feeds. Mas atenção: se a sua conta for privada, ninguém consegue criar um vídeo do Reels com seu áudio.

Leia também: Como criar conteúdo realmente relevante ao seu público

Em geral, o novo modo de criação segue as regras que já conhecíamos do Instagram, mas existem algumas novidades. Por exemplo, ao criar seu vídeo no Reels você pode optar em compartilhá-lo nos Stories ou não. Além disso, você pode não postar no feed e deixá-lo disponível através da aba Explorar.

Entretanto, mais uma novidade deve animar os aficionados por grids conceituais: os vídeos não ficam disponíveis diretamente no feed do seu perfil e sim na própria aba do Reels que fica na mesma linha do IGTV e das menções.

Por que “recriar” uma tecnologia que já existe?

A tática de “recriar” uma rede social dentro do Instagram não é novidade. Em 2016, após a tentativa sem sucesso de comprar o Snapchat, Mark Zuckerberg “pulverizou” a tecnologia. O recurso de fotos com duração de 24 horas apareceu no Facebook, WhatsApp e no próprio Instagram. O objetivo, definitivamente, foi alcançado e o impacto social e as ações do Snapchat despencaram. A dúvida que fica é: será que em breve veremos o mesmo acontecer com o TikTok?

Bem, isso não podemos garantir, mas por enquanto, sabemos que a novidade só está disponível no Brasil, França e Alemanha, mas acredita-se que em breve o teste se estenda a novos países.

E aí, você curtiu a atualização ou você é um Tiktoker convicto?

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Experts em colocar o seu projeto para voar!

Fale com a Tucano

Nos acompanhe:

Create your account