Sempre falamos por aqui sobre a evolução do comportamento do consumidor e como ele está cada vez mais exigente e criterioso em suas escolhas. Antes de mais nada, para sua empresa acompanhar essa evolução é fundamental estar sempre em constate atualização. Por isso, vamos te contar um pouco mais sobre uma estratégia muito usada mundialmente e em amplo crescimento no Brasil: o Copywriting. Além de você conhecer o que é e como usar essa técnica, vamos te mostrar como vender mais usando o Copywriting.

Sempre começamos pelo básico e hoje não será diferente, descubra a seguir o que é Copywriting.

O que é Copywriting?

A princípio o nome parece complicado e a confusão já começa. Copywrinting é, antes de mais nada, uma técnica de produção textual, ou seja, é criar textos estratégicos e como resultado envolver o leitor e conseguir convertê-lo em cliente da sua marca.

LEIA MAIS: Como criar conteúdo relevante para o seu público

Da mesma forma que a técnica pode ser usada em textos informativos e elaborados, você pode aplicar estratégias de Copywriting igualmente em legendas das redes sociais, textos em peças publicitárias e até mesmo comerciais, mas além disso, é importante ter atenção nos pontos que separamos a seguir.

1 – Conheça o produto / serviço e o mercado:

Talvez você pense “lógico que eu conheço tudo sobre os meus produtos e/ou serviços”, mas o ponto mais importante é conseguir desenvolver esses tópicos sob a perspectiva que sua empresa está inserida, ou seja, é fundamental conhecer o mercado. Além disso, você deve apresentar de forma orgânica e interessante os benefícios e funcionalidades que sua empresa fornece, mas sempre com foco no seu futuro cliente e em problemas reais que sua marca pode resolver.

2 – Conheça o consumidor:

Logo depois de confirmar que você conhece bem o assunto que está falando, precisa se certificar que conhece muito bem com quem está falando.

VEJA TAMBÉM: 3 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce

Além disso, é muito importante falar a mesma língua de quem está lendo o texto, ou seja, use termos, expressões e uma estrutura textual de fácil compreensão e que seja agradável para o leitor.

É fundamental conhecer as dores do consumidor e como o seu produto ou serviço pode ser a solução que ele precisa.

3 – Inserir o produto / serviço na realidade do consumidor:

Você já conhece o seu produto ou serviço, o mercado, o que o consumidor quer e agora é a hora de unir isso tudo, ou seja, insira informações que conversem com a realidade do leitor. Foque sempre nos benefícios e apresente de forma atraente o motivo do leitor comprar com você. Além disso, mostre as funcionalidades, pois dessa forma o consumidor é capaz de assimilar os detalhes do que ele vai adquirir.

Em conclusão, o Copywriting é como “seduzir” o leitor com benefícios e tudo que for importante informar, mas lembre-se: o consumidor vai absorver as informações que julgar interessantes e de relevância para sua vida, então não escreva mais que o necessário e tente sempre fugir do óbvio.

CONFIRA: Descubra o que é posicionamento de marca

Quer mais dicas sobre Comunicação, empreendedorismo e tudo que há de bom? Clique aqui e converse com a nossa equipe especializada em negócios digitais. Nos siga também no Instagram e confira dicas diárias que postamos lá. Com certeza sua empresa vai agradecer! 😃

Como vender mais usando Copywriting