O posicionamento de marca é um dos elementos principais para atingir o sucesso, mas, principalmente, se manter por lá. Talvez esse conceito pareça muito distante da sua realidade, mas é aí que mora o perigo.
O posicionamento deve sempre estar alinhado ao branding da sua empresa, pois ter essa identidade definida e aplicada vai gerar relacionamento com clientes e possibilitar o crescimento sadio e duradouro do seu negócio.
Até aí tudo bem, mas o que é posicionamento de marca?
De acordo com Philip Kotler, pai do Marketing moderno e guru comercial, o posicionamento é apresentar produtos e/ou serviços, ou seja, uma oferta comercial, de uma forma que ocupem um lugar precioso na mente dos consumidores.
A definição pode parecer um pouco generalista, mas é objetivo é esse. Posicionar sua marca de forma adequada é um processo abrangente de que envolve todos os pontos de contato com colaboradores internos e externos.
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Outros “cientistas” do Marketing definem o posicionamento como a maneira que você deseja que a sua empresa seja percebida e reconhecida pelos seus clientes.
Se juntarmos as duas definições, vamos perceber que o posicionamento de marca é fazer sua empresa ocupar um espaço importante na mente dos consumidores. Além disso, tornar-se um referencial positivo dentro do seu segmento.
Qual a importância?
Desenvolver esse pilar de forma estratégica é um sinônimo de se destacar no mercado. Tendo um posicionamento bem definido, todas as ações da sua empresa vão sempre seguir diretrizes que atendem seu nicho.
Além disso, é necessário identificar seu público-alvo, criar uma persona e conhecer o comportamento dos seus consumidores e as ações dos seus concorrentes.
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Ao conhecer seu público e criar relacionamento com o consumidor, sua empresa precisa demonstrar claramente como ela deseja ser percebida e sempre reforçar isso de forma estratégica.
Pontos online de contato com seus clientes, como as redes sociais, são excelentes para aplicar essas estratégias e posicionar sua marca em um espaço mental que não permite comparações com outras empresas.
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