Ser produtivo não é sinônimo de desenvolver diversas tarefas, mas ter clareza do que está realizando. Além disso, é fundamental saber o que está alinhado com os seus objetivos a médio e longo prazo. Parece difícil, não é? Mas vamos te ajudar, por isso, separamos 4 dicas para você ter mais foco e ser mais produtivo.

Estar focado e ser produtivo com tantas distrações e em um mundo com tantos imprevistos pode ser um desafio, mas colocar em práticas as dicas a seguir, com certeza, vai facilitar esse processo. Vamos lá?

1. Defina o seu objetivo:

Você já deve ter ouvido a frase “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, mas e aí: você sabe para onde está indo? Além disso, você sabe a importância da tarefa que está desenvolvendo? Muito mais importante que focar apenas em processos, é fundamental sempre conhecer e entender o resultado das atividades da sua rotina.

CONFIRA: Como vender mais usando Copywriting

Muitas pessoas não conseguem se concentrar, pois nem sabem no que devem se concentrar. Uma dica valiosa: escolha uma tarefa, entenda a importância dela e dedique-se, mesmo que por um tempo pré-determinado, na execução.

2. Respeite seu corpo e sua mente:

É fundamental para a sua produtividade e saúde tirar pausas. Sim, é isso mesmo que você leu: para produzir é necessário ter descanso! Experimente pequenos intervalos e perceba como a pausa é complementar para a produtividade..

Uma prática que funciona muito bem é tirar pequenos intervalos de 5 minutos a cada 25 minutos de foco. Além disso, em tarefas com linha de raciocínio mais complexo, vale manter o foco por aproximadamente 60 minutos e ter uma pausa de 10 a 15 minutos.

VEJA MAIS: Como usar a psicologia das cores no Marketing

Para incluir o hábito na sua rotina de trabalho vale usar um cronômetro ou acionar lembretes no celular ou o computador.

Uma excelente forma de se “obrigar” a ter uma pausa e não prejudicar o desenvolvimento das tarefas é aliar o descanso com o hábito de beber água. Dessa forma, você hidrata o corpo e ajuda na concentração, foco e melhora sua tomada de decisões.

3. Evite distrações:

Provavelmente esse é o tópico mais difícil de seguir, pois se distrair é um hábito difícil de superar. Quem nunca perdeu um bom tempo nas Redes Sociais ou conversando algo banal com algum amigo?

Mas como diz o ditado popular “a prática leva a perfeição”, ou seja, hábitos negativos podem e devem ser superados com esforço e disciplina. O primeiro passo é evitar e se afastar dessas “tentações” durante a execução de tarefas. Além disso, crie o costume de se policiar e até mesmo se auto dizer “não” quando necessário.

LEIA TAMBÉM: Qual a importância da organização nos negócios?

Vale até pedir ajuda de um amigo para se controlar ou pré-definir horários que você vai acessar Redes Sociais ou aplicativos que podem te distrair.

4. Alterne a intensidade das atividades:

É inegável que se manter focado em uma tarefa muito complexa pode ser maçante, por isso, crie uma rotina que intercala atividades que exigem um alto nível de foco com outras atividades menos complexas.

Dessa forma, um longo planejamento pode ser sucedido por responder mensagens de clientes ou até mesmo retornar uma ligação.

As atividades de baixo foco dão ao cérebro um momento de “respiro” e com isso um momento para se recuperar um pouco de tarefas muito estressantes.

CONFIRA: 8 blogs sobre Marketing que você precisa conhecer

Curtiu essas 4 dicas para você ter mais foco e ser mais produtivo? Clique aqui e converse com a nossa equipe especializada em negócios digitais. Nos siga também no Instagram e confira dicas diárias que postamos lá. Com certeza sua empresa vai agradecer! 😃

 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Experts em colocar o seu projeto para voar!

Fale com a Tucano

Nos acompanhe:

Create your account