Quando você escuta a palavra briefing já deve pensar “lá vem o publicitário”, mas esse conjunto de informações está presente em todo ambiente de trabalho, mas nem sempre com esse nome tão característico. Hoje, vamos te mostrar como construir um briefing para o desenvolvedor.

Mas o que é um briefing? Em resumo, quando você cria um briefing, está fazendo um resumo de uma tarefa com certas especificações. Um briefing bem feito é, obrigatoriamente, o primeiro passo para um projeto de sucesso.

Parece difícil, mas não é. Criar um briefing é fácil, caso você consiga coletar e organizar adequadamente as informações corretas. Por isso, é tão importante saber o que é necessário colocar nesse documento e entender a importância dele.

DESCUBRA: Quais os principais tipos de sites que existem?

Decerto a melhor forma de começar é listar os itens fundamentais para um briefing, principalmente com especificações úteis na hora de mandar para o desenvolvedor. Vamos lá?

Objetivo:

Qual o objetivo do seu site? É um e-commerce ou um site institucional? Além disso, quais funcionalidades são importantes? Você colocará um blog para se posicionar no mercado e colocar o SEO ao seu favor?

Essas perguntas são fundamentais na hora de traçar as primeiras diretrizes do seu site e todas as respostas devem estar presentes no briefing.

LEIA TAMBÉM: 3 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce

Público-alvo e persona:

Anteriormente listamos “o que” seu site precisa ter, agora vamos pensar em “para quem” seu site se destina. Monte a persona com o máximo de detalhes, como nome, idade, grau de formação, residência, hábitos e por aí vai.

Igualmente importante é você definir seu público-alvo, ou seja, quais características em comum o seu público tem? Qual grupo de pessoas deve acessar o seu site e o que essas pessoas gostam?

Especificações:

Nesse tópico vale a pena você colocar os do’s and dont’s sobre a criação do seu site, principalmente possíveis questões técnicas, como se o projeto é para criação de um site novo ou é para reformulação de um site antigo.

Além disso, funcionalidades que você considera fundamentais, por exemplo, um botão que leva para o WhatsApp da empresa, links para as redes sociais e outras informações importantes.

Referências:

Talvez esse seja um ponto um pouco polêmico, mas não é errado olhar os sites dos concorrentes. Buscar referências em empresas do mesmo nicho ou até mesmo de outro ramo de atuação é importante para ter um ponto de partida para visualizar o que você quer fazer com seu site.

Além disso, estar de olho no mercado é sempre a melhor alternativa para não cair no lugar comum e nem apresentar produtos / serviços que não exigem nenhuma demanda.

Quer uma equipe de desenvolvedores que vai transformar o seu briefing em um site ideal para sua empresa? Pode ficar tranquilo! Clique aqui e confira tudo que nossa equipe pode fazer por você! Nos siga também no Instagram e confira dicas diárias para fortalecer e bombar a sua marca.

Como construir um briefing para o desenvolvedor?

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Experts em colocar o seu projeto para voar!

Fale com a Tucano

Nos acompanhe:

Create your account