Quem é vivo sempre aparece, por isso, o Tucaninho voltou e trazendo um tema muito interessante: como fazer Marketing B2B? A resposta pode parecer óbvio, mas é aí que mora o perigo. Para um estratégia obter sucesso de verdade, é necessário conhecer e trabalhar em cima de todas as singularidades de cada nicho. Quer saber como realmente planejar e executar uma Comunicação B2B de qualidade? Então vem comigo.

O que é B2B?

Vamos começar pelo básico e alinhar as expectativas, ok? A sigla significa Business to Business, ou seja, empresas que negociam com outras empresas. Um exemplo, a Agência Tucano oferece seus serviços para outras empresas e empreendedores, mas, em via de regra, não trata diretamente com o consumidor final.

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É bom lembrar que uma empresa pode ser B2B e B2C, ou seja, atender outras empresas, mas também o consumidor final. O famoso PJ e PF, sabe? Mas agora vamos ao tema central do texto.

Qual posicionamento devo adotar?

Sabemos o conceito de B2B e isso é fundamental para visualizarmos a importância de desenhar estratégias com foco nesse nicho, pois, como você já deve saber, conhecer o seu público é o primeiro passo para acertar no desenho estratégico da Comunicação da sua empresa, não é mesmo?

Assim como em toda estratégia, é importante marcar presença nos mesmos ambientes que o consumidor e no mundo B2B isso não é diferente, por isso, o mundo virtual é um espaço ideal para sua marca.

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Agora que você já está nos mesmo canais que o seu cliente B2B é fundamental conhecê-lo muito bem para se comunicar de forma assertiva com ele. Nesse tópico estamos falando da criação do seu posicionamento de marca, incluindo tom de voz, identidade visual e muito mais.

Como fazer Marketing B2B?

Lembre-se que a sua empresa está se comunicando com outras empresas, então toda a criação deve ser pautada com esse foco, pois a partir daí conseguimos já, de forma natural, segmentar o público.

Foque seus esforços em profissionalizar a sua empresa, por isso, um site institucional ou até mesmo um e-commerce (sim, muitas marcas B2B precisam de um e-commerce para atender melhor os consumidores) é um passo fundamental para o sucesso das suas estratégias de Comunicação.

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Além disso, tenha uma equipe de suporte extremamente competente e muito bem treinada, com a capacidade de expressar os valores da sua marca e também vencer objeções do consumidor.

Quando falamos de B2B não podemos deixar de lado a prospecção ativa, ou seja, estratégias de atração através do estudos dos canais e da produção de conteúdo relevante ao seu público-alvo. Tudo isso feito com um objetivo claro: entrar em contato com consumidores e convertê-los em clientes

Curtiu as dicas e quer saber mais sobre B2B e o mundo mágico da Comunicação? Clique aqui e converse com a nossa equipe especializada em negócios digitais. Além disso, nos siga também no Instagram e confira tudo que postamos lá. Tenho certeza que vão ajudar a crescer a sua empresa e aumentar as suas vendas! 😃

 

 

 

 

 

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