Quem é vivo sempre aparece, por isso, o Tucaninho voltou e trazendo um tema muito interessante: como fazer Marketing B2B? A resposta pode parecer óbvio, mas é aí que mora o perigo. Para um estratégia obter sucesso de verdade, é necessário conhecer e trabalhar em cima de todas as singularidades de cada nicho. Quer saber como realmente planejar e executar uma Comunicação B2B de qualidade? Então vem comigo.
O que é B2B?
Vamos começar pelo básico e alinhar as expectativas, ok? A sigla significa Business to Business, ou seja, empresas que negociam com outras empresas. Um exemplo, a Agência Tucano oferece seus serviços para outras empresas e empreendedores, mas, em via de regra, não trata diretamente com o consumidor final.
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É bom lembrar que uma empresa pode ser B2B e B2C, ou seja, atender outras empresas, mas também o consumidor final. O famoso PJ e PF, sabe? Mas agora vamos ao tema central do texto.
Qual posicionamento devo adotar?
Sabemos o conceito de B2B e isso é fundamental para visualizarmos a importância de desenhar estratégias com foco nesse nicho, pois, como você já deve saber, conhecer o seu público é o primeiro passo para acertar no desenho estratégico da Comunicação da sua empresa, não é mesmo?
Assim como em toda estratégia, é importante marcar presença nos mesmos ambientes que o consumidor e no mundo B2B isso não é diferente, por isso, o mundo virtual é um espaço ideal para sua marca.
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Agora que você já está nos mesmo canais que o seu cliente B2B é fundamental conhecê-lo muito bem para se comunicar de forma assertiva com ele. Nesse tópico estamos falando da criação do seu posicionamento de marca, incluindo tom de voz, identidade visual e muito mais.
Como fazer Marketing B2B?
Lembre-se que a sua empresa está se comunicando com outras empresas, então toda a criação deve ser pautada com esse foco, pois a partir daí conseguimos já, de forma natural, segmentar o público.
Foque seus esforços em profissionalizar a sua empresa, por isso, um site institucional ou até mesmo um e-commerce (sim, muitas marcas B2B precisam de um e-commerce para atender melhor os consumidores) é um passo fundamental para o sucesso das suas estratégias de Comunicação.
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Além disso, tenha uma equipe de suporte extremamente competente e muito bem treinada, com a capacidade de expressar os valores da sua marca e também vencer objeções do consumidor.
Quando falamos de B2B não podemos deixar de lado a prospecção ativa, ou seja, estratégias de atração através do estudos dos canais e da produção de conteúdo relevante ao seu público-alvo. Tudo isso feito com um objetivo claro: entrar em contato com consumidores e convertê-los em clientes
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